quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Decoração Casamento Verde Ecologico

Decoração de casamento verde ou ecológico é a nova tendência em decoração de casamentos. Cada vez mais as pessoas dão importância ao planeta. Neste post, vou dar algumas sugestões sobre como decorar um casamento verde, ou como fazer a decoração de um casamento verde - ecológico e auto sustentável. Mesmo que não siga todas à risca, pode tentar fazer a diferença, bastando para isso que coloque em prática algumas delas.

Decoração de casamento verde ou ecológico

Uma festa de casamento verde ou ecológica, tornam-nos socialmente mais responsáveis, e muitos noivos e noivas começam por ter este cuidado na hora da celebração de noivado. Existe uma nova consciencialização do que significa proteger o planeta em que vivemos e de deixar um legado para as futuras gerações. A palavra de ordem é: simplificar. Simplificando o seu casamento, poderá torná-lo num evento cheio de estilo e naturalmente ecológico.

Como decorar um casamento verde ou ecológico?

Comece por exemplo nos materiais a serem utilizados, pois além de serem mais baratos, também são amigos do ambiente. Trabalhe, sempre que possível, com os diversos recursos disponíveis relacionados com a época do ano em que se vai desenrolar o evento. Verá que o resultado compensará o seu esforço e o fará sentir-se melhor consigo e com a sua consciência.

Um dos primeiros passos a ter em conta é o local a escolher para realizar o bufett ou a recepção. Se preferir o campo, pode então escolher como local, um jardim ou quinta, onde ficará rodeado pelo que a Natureza tem de melhor, ou um simples quintal de casa, que poderá transformar num local aprazível e acolhedor para receber todos os seus convidados.

Se pelo contrário, preferir zonas costeiras, então opte por um local à beira mar.

Continua a ser um espaço relacionado com a Natureza e diga-se de passagem, a praia, o mar, o oceano, são sempre locais românticos para se realizar uma festa deste género e o local de sonho para muitas das noivas e noivos, sendo as estâncias balneares, um dos locais mais escolhidos para a realização da boda de casamento.

Compre Produtos Nacionais

Para ajudar na economia local, adquira os serviços necessários para satisfazer a sua festa de casamento, em pequenas lojas de comércio tradicional. Desta forma está a ajudar as empresas locais e a favorecer o desenvolvimento e a oferta de emprego. Além de poupar tempo, poupa também combustível, ao evitar que os produtos viagem por longas distâncias, até chegarem ao seu destino: a sua festa de casamento. Quanto mais perto for a origem dos produtos menos combustível fóssil é usado.

Outro ponto a ter em consideração, é a hora a que se realizará a cerimonia. Se optar por fazê-la durante o dia, evitará assim gastar energia desnecessária que iria gastar numa celebração mais tardia. Caso não seja de todo possível que a boda ocorra durante o dia, opte então por fazê-la “outdoor” utilizando a luz de velas e de tochas, dado um toque de romanticismo à sua festa casamento. Também pode optar pela utilização de candeeiros de exterior que são recarregados durante o dia, com energia solar. Faça deste tipo de energia pura e limpa para o ambiente, na iluminação a usar.

Até na própria roupa poderá tomar uma atitude ecológica e verde, optando por materiais fabricados à base de algodões orgânicos ou de sedas. Também os materiais feitos de cânhamo, estão muito na moda, são bio degradáveis e recicláveis. Se ainda assim, não lhe for possível encontrar ou mandar fazer um vestido de noiva neste tipo de materiais, tenham redobrada atenção às etiquetas que acompanham a roupa, verificando sempre que possível, que a mesma leva poucos componentes sintéticos ou pouca tinta feita à base de químicos. Para além disso, evite comprar produtos oriundos de países onde a escravatura e aexploração do ser humano ainda existem. Países como a China, Índia, Paquistão, etc .. estão à muito referenciados pela defesa dos direitos humanos, como países que recorrem à exploração do ser humano e inclusive de crianças para o fabrico de confecções. Para além de serem países que não respeitam a liberdade do ser humano, são por norma, países que não têm qualquer cuidado na preservação do planeta e dos que mais poluem o ambiente.

Outra alternativa, é reciclar.

Peça à sua mãe ou a sua avó o vestido por elas usado à algum tempo atrás. Se tivere bem conservados, pode sempre mandar fazer uns ajustes ao seu gosto e medida e ao mesmo tempo um motivo de orgulho para sua família.

Se ainda assim não tiver hipótese de fazer o que lhe aconselhámos na linha anterior, e se a alternativa for mesmo comprar, opte por comprar em segunda mão, ou alugar o vestido, ou o fato do noivo, pois por cada nova peça de roupa fabricada, aumenta a poluição do planeta e o desperdício de matérias primas como o petróleo e o carvão, bem como o desperdício de agua potável, que como sabemos está a desaparecer.

Relativamente à maquilhagem, opte por produtos feitos à base de ingredientes naturais e produzidos por empresas que testem os seus produtos em animais. Podemos sugerir-lhe a Body Shop ou os produtos da Yves Rocher.

No que diz respeito aos convites, recomendamos que use papel reciclado, ou materiais à base de bambu. Ao usarmos papel reciclado, está a evitar o abate de dezenas de árvores e o consumo de vários litros de água.

A qualidade do papel reciclado nos dias de hoje é bastante boa, logo, não existe desculpa para não usar. Se quiser ainda, pode ajudar associações humanitárias como a Unicef, ao enviar convites ou postais feitos por eles. De entre ouros locais, poderá adquiri-los no posto dos correios mais próximo de si. Dessa forma estará a ajudar milhares de crianças necessitadas, por todo o mundo. Se no convite ou postal, não conseguir colocar toda a informação necessária a dar ao convidado, como por exemplo a hora, local, ponto de referência ou mapa do local da festa, experimente enviar por e-mail. Aí poderá colocar tudo o que achar ser necessário e estará a poupar papel.

Para aqueles que têm alguma facilidade na criação de um site ou blog, pode esclarecer algumas dúvidas que surjam nos convidados, acrescentando ao email enviado o endereço do seu (dos noivos) site ou blog.

Já existem muitos noivos que criam um site apenas para colocar a informação disponível para todo os convidados poderem consultar e quando quiserem.

Utilize na ementa do casamento, cafés, chás ou bebidas de chocolate que tenham sido adquiridas em lojas de comércio justo, ou que tragam na embalagem uma etiqueta a fazer essa referencia, pois isto significa que no local onde foram produzidas, não houve exploração humana e que os produtores receberam um preço justo pelo trabalho produzido, além de que normalmente este tipo de produção, tem ainda uma grande componente auto sustentável e ecológica no que diz respeito à forma como é produzida e cultivada.

Um exemplo a seguir é o da famosa marca de cafés Starbucks.

Se tiver dificuldades em encontrar estes produtos no mercado, opte então por marca portuguesa como a Delta Cafés, conhecida por ser uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e que favorece comunidades com menos oportunidades, dando-lhes trabalho na empresa.

Os alimentos e vinhos que irão ser servidos no banquete da boda, sempre que possível deverão ser de produção biológica e orgânica, significando isto, que foram produzidos com fertilizantes naturais e sem o uso de pesticidas. Também no que diz respeito à escolha das flores para a decoração do casamento, e do buquet da noiva, tenha o cuidado de se certificar que as flores vêm de estufas com plantações orgânicas, ou de estufas hidropónicas, que são estufas onde as plantas são criadas e sustentadas apenas com agua, sem necessidade do uso de terra, pois este novo método, poupa vários hectares de terreno e poupa milhares de litros de agua, pois as plantas são regadas gota a gota e toda a agua que não é consumida por elas, retorna ao sistema, sendo reciclada e reutilizada novamente nas plantas.

Por fim, ofereça um presente ecológico a cada convidado, como uma pequena planta que o convidado poderá levar e continuar a tratar e acompanhar o seu crescimento, pequenos saquinhos de chá ou flores secas, e outras coisas deste género.

Siga todas as nossas dicas decoração casamento verde ou ecológico, amigo do ambiente e do planeta. Será sem duvida, um exemplo a seguir por outros noivos que venham a casar no futuro. Até pode ver o seu casamento numa capa de revista, pois o ser verde está na moda. Quem sabe ...

Sem comentários:

Enviar um comentário